5 estratégias de marketing digital para o seu site médico

Como sociedade, nos tornamos fortemente dependentes da tecnologia em todas os aspectos de nossas vidas. À medida que o volume de informações médicas on-line continua a crescer, as pessoas se tornam mais dependentes de pesquisas online para encontrar informações de saúde e da área. Isso faz parte da maior mudança do setor da saúde, onde era um sistema provedor para se tornar um sistema direcionado pelo consumidor.

Sua presença digital importa

Estudos do Projeto de Pesquisa em “Escolha de Saúde” da Universidade de Sydney concluem que, para pacientes com alta alfabetização em saúde, a tendência de buscar informações confiáveis on-line é uma adição valiosa para ajudar as pessoas a se tornarem mais ativas e envolverem seus próprios cuidados de saúde.

Em resposta a essas mudanças, é vital entender como promover sua prática médica e ficar na frente dos pacientes no início de sua jornada. Isso envolve o uso de um conjunto de estratégias eficazes de marketing digital que são adaptadas aos serviços que sua prática oferece. Desenvolver uma presença digital forte e saudável ajuda a construir confiança e estabelecer sua reputação. Aqui estão nossas 5 principais estratégias que vão ajudá-lo a chegar lá:

5 estratégias de marketing digital para o seu site médico que você deve seguir

1. Certifique-se de começar com um site profissional

Seu site deve ser moderno, fácil de navegar e atualizado. Ter a preocupação de que opinião o usuário formará na primeira impressão que os pacientes em potencial terão ao visitar seu site, por isso é importante que você tenha um site com boa apresentação.

Ter um site com visual antigo, pouco refinado e com baixa qualidade principalmente no aspecto de navegação irá desmotivar o usuário a dar continuidade na visita, possivelmente você não conseguirá captar esse cliente.

2. Seu site deve ser amigável para usuários e mecanismos de busca

Seu site deve ser desenvolvido para ser amigável para os visitantes e os mecanismos de busca, ele deve ter os elementos técnicos e criativos necessários para melhorar os rankings do seu site nas pesquisas, aumentar o tráfego de visitantes e aumentar a conscientização sobre sua prática.

Atualmente não é uma ação recomendável otimizar um site, pois existem muitos aspectos que são estruturais e a maioria desdes você não conseguirá corrigir com o site pronto, outros pontos como boa navegabilidade, velocidade e consumo de recursos do servidor, também influenciam, pois, tornam o site instável, o ideal é que o resultado final do desenvolvimento seja um site rápido, amigável para os mecanismos de busca e que ele oferece uma boa usabilidade e navegabilidade ao usuário.

3. Certifique-se de que seu site seja compreendido pelo visitante

A experiência do usuário (ou UX) do seu site é uma medida de quão acessível as informações são para que as pessoas possam encontrar o que estão procurando. Seu site deve oferecer formas de que o usuário encontre com facilidade o que está procurando.

É muito importante que o usuário tenha boa experiencia ao acessar seu site, para isso é fundamental que ele não se frustre com informações dificeis de achar, lentidão ou Pop-ups por exemplo, veja alguns pontos que você pode verificar.

  • O usuário consegue encontrar os serviços com no máximo dois cliques?
  • As informações de contato/agendamento estão claras e acessíveis?
  • O site possui elementos que atrapalham a navegação e frustram os usuários?
  • O site funciona em dispositivos moveis?
  • O site é rápido e o usuário não precisa aguardar telas brancas ou carregamento?

4. Assegure-se que seu site é compatível com dispositivos móveis

Estudos e dados de pesquisas indicam que em alguns setores mais de dois terços de todas as sessões online são agora realizadas via dispositivos móveis, em comparação com apenas 33% usando desktops. Esta é uma clara indicação da importância de que cada vez mais os projetos web tenham seu desenvolvimento com foco em dispositivos móveis, layout, informações práticas e conteúdo para celular para que a experiência do usuário seja o mais perfeita possível.

5. Aumente seus esforços de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo através de um blog e mídias sociais é uma maneira altamente eficaz de se envolver com pacientes existentes e potenciais. Investimento em conteúdo e em redes sociais além de levarem informação aos usuários também traz resultado.

Em um ambiente onde existem múltiplas fontes de informação, os profissionais de saúde têm que utilizar todos os caminhos para interagir, formar e se envolver com os pacientes.

Desenvolver fortes estratégias digitais para clínicas médicas é imperativo para atrair e engajar pacientes com conhecimento técnico. Esse tipo de pensamento inovador e empreendedor garantirá seu sucesso a longo prazo, pois abraça o cenário digital em evolução e descobre novas maneiras de aumentar a eficiência da prática e melhorar as experiências dos pacientes.

Publicado por: Elton Disner
Desenvolvedor WordPress desde 2011, apaixonado por programação, tecnologia e ciência. elton.disner.com.br