Como levar mais pacientes para sua clínica?

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Um dos objetivos mais importantes de cada clínica ou consultório é atrair pacientes e oferecer um serviço de qualidade. Para isso é necessário desenvolver estratégias eficazes de atração de pacientes e melhorar a presença on-line e off-line.

Se você não está aumentando sua quantidade de pacientes, certamente seu negócio está ficando atrás de seus concorrentes. Atrair novos pacientes para sua clínica não só substitui aqueles que não precisam mais de seus serviços, mas ajuda sua empresa a crescer como negócio.

Neste post iremos abordar ideias para clínicas que custam pouco e ainda podem resultar em crescimento a longo prazo.

1. Tenha um site que seja fácil de usar, inteligente e carrega rápido

Pacientes que nunca visitaram sua clínica antes, raramente vão entrar pela porta da frente e pedir informações. Possivelmente eles farão uma busca no Google e a partir dele visitarão seu site para mais detalhes.

O usuário precisa encontrar as informações como serviços prestados, horários e formas de contato com facilidade, seu site será a primeira impressão da sua clínica e por isso um projeto bem elaborado fará a diferença.

2. Estabeleça contas de mídia social – comece pelo Google meu negócio, Facebook e Instagram

As mídias sociais vieram para ficar, clínicas médicas que ignoram este fato estão dando aos seus concorrentes uma vantagem.

Use as mídias sociais para se envolver com pacientes atuais e potenciais, mas nunca poste algo que viole a privacidade de um de seus pacientes.

Você deve evitar ser técnico, gráfico ou promocional com seus posts, porque normalmente esse tipo de publicação traz baixo engajamento.

Embora não haja problema alguns posts promocionais, tente compartilhar informações que sejam de interesse dos pacientes. Notícias de saúde, atualizações de saúde locais, ou mesmo histórias envolventes em seus posts. Publique fotos e atualizações de médicos e funcionários. Isso ajudará a tornar sua clínica mais autêntica, e os pacientes começarão a conhecer as pessoas que cuidarão delas.

3. Avaliações positivas levam novos pacientes para sua clínica

Muitas vezes antes do paciente visitar seu site ele percebe as avaliações de sua clínica, por isso empresas que possuem poucas avaliações e com pontuação mais baixa ficam em desvantagem nesse momento.

É impossível evitar comentários negativos, mas se você fornecer um serviço de qualidade, qualquer revisão negativa será enterrada em uma montanha de avaliações positivas.

É essencial manter o controle sobre as opiniões e monitorá-las. Responda a todas as críticas, mesmo que sejam positivas. Isso mostrará aos pacientes potenciais que você leva suas preocupações a sério. Evite ser confrontado com os revisores em suas respostas, e em vez disso, esforce-se para corrigir os problemas reportados pelos clientes insatisfeitos da sua clínica.

4. Crie conteúdo de qualidade e faça o SEO para ser encontrado com facilidade

Não importa o quão perfeito seja um site, o conteúdo e informações sempre tem maior importância, por isso ter conteúdo bem elaborado, compreensível e produzido com técnicas adequadas tornarão seu site mais relevante para os mecanismos de busca.

Use técnicas de SEO para produção de seu conteúdo, o processo melhorará seus rankings de pesquisa para palavras-chave direcionadas e auxilia os mecanismos de busca para encontrar seu site indexando com maior facilidade.

Existem muitas maneiras de progredir seus Rankings de SEO,  e você pode aperfeiçoar gradualmente seu SEO expandindo as páginas de conteúdo do seu site e adicionando mais informações. Verifique suas páginas, para que elas incluam as palavras-chave relevantes para seu serviço, elas podem incluir:

  • Serviços prestados
  • Cidades de atendimento
  • Bairros ou regiões

5. Ofereça mais serviços

Os serviços que você ofereceu quando abriu sua clínica podem não ser mais adequados para sua região se as necessidades da população de pacientes mudaram.

Acompanhe os eventos de notícias locais e veja se seus serviços correspondem ao que está acontecendo em sua comunidade. Observe os concorrentes e verifique quais serviços eles estão oferecendo, esteja atento as necessidades dos pacientes de sua região, há inúmeros casos onde pessoas vão para outras cidades procurando serviços.

Você não precisa ser o primeiro a prestar um serviço à sua comunidade, mas pode oferecer com maior qualidade e para seus clientes.
Quanto mais você puder combinar os serviços da sua clínica com as necessidades da sua comunidade, mais pacientes provavelmente escolherão sua prática para suas necessidades de saúde.

6. Usar automação e reduzir custos

Não assuma que os pacientes farão suas próprias consultas de rotina para tratamento ou exames. Treine sua equipe para agendar um paciente para uma consulta de acompanhamento, mesmo que seja de seis a doze meses no futuro. Uma vez agendados, certifique-se de inscrevê-los em seu sistema de lembrete, para que eles não percam sua marcação.

Você também pode fazer isso usando e-mails ou mensagens de texto, WhatsApp e até cartões via correio. Alguns até usam mais do que um para garantir que alguém não perca a consulta.

Outro benefício de uma consulta de acompanhamento é mostrar ao seu paciente que você leva suas necessidades de saúde a sério. Um acompanhamento permite garantir que um tratamento esteja funcionando corretamente, e eles estão obtendo os resultados de que precisam. Essa atenção ajuda a garantir pacientes de longo prazo para sua clínica.

7. Conecte sua equipe com seus pacientes

Muitas clínicas temem que alguém “roube” seus funcionários e os convide para outros lugares. No entanto, os benefícios superam em muito os riscos.

Postar fotos e informações de seus médicos e funcionários ajudam clínicas a se conectar com pacientes em potencial e adiciona autenticidade ao seu site. Forneça informações úteis para os visitantes, não há necessidade de ser biográfico.

Você irá humanizar sua clínica com um tratamento diferenciado ao paciente, que  vai além do tratamento, mas no que se refere aos aspectos físicos, emocionais e sociais.

8. Certifique-se de propiciar um bom ambiente de trabalho

Para oferecer um atendimento de qualidade é preciso contar com o apoio da sua equipe, por isso é importante prepará-la para garantir a satisfação dos seus pacientes.

É imprescindível para qualquer empresa um bom ambiente de trabalho para manter seus funcionários e colaboradores ativamente engajados com o objetivo, por isso é necessário que sua equipe também esteja saudável, o ambiente de trabalho ideal gera qualidade de vida aos profissionais, o que impacta na produtividade.

Criando um ambiente mais agradável e tranquilo você irá melhorar o relacionamento dos seus colaboradores com as pessoas que procuram a sua clínica.

Essas dicas devem ajudá-lo a manter e aumentar sua base de pacientes. Isso não vai acontecer da noite para o dia, mas se você se comprometer com essas orientações, certamente terá resultados no futuro!

Publicado por: Elton Disner
Desenvolvedor WordPress desde 2011, apaixonado por programação, tecnologia e ciência. elton.disner.com.br