O que é o Gerenciamento de Reputação Online?

Para muitas pessoas a  internet é a fonte final de informação, quando querem aprender, comprar ou precisam de algum serviço. Inclusive atividades offline como conversas, assistir a um anúncio ou abrir uma revista levam as pessoas aos mecanismos de busca.

E o que é visto online influencia a percepção das pessoas da sua marca, por isso a gestão de reputação online é importante, porque assim você controla sua narrativa digital que influencia percepções e ações do mundo real.

Mas o que é gerenciamento de reputação on-line (ORM)?

O Gerenciamento de Reputação Online (ORM) é o processo de gerenciamento do valor da sua marca online. Em outras palavras, você deve gerenciar corretamente o que a pesquisa deve mostrar na SERP sobre você. Usando a técnica ORM adequada você deve gerenciar todas as avaliações e feedbacks sobre sua empresa ou marca.

A maioria dos líderes empresariais acredita que uma reputação positiva é importante. No entanto, muitas vezes eles não reconhecem que a pesquisa no Google é uma chave de sua reputação. Além disso, os empresários raramente entendem como influenciar efetivamente o sentimento on-line, ou medir seu impacto financeiro em sua empresa. Como resultado, os proprietários de negócios raramente tomam medidas para gerenciar sua reputação online, deixando-a ao acaso.

Por que o ORM é importante?

Antes de fazer compras ou receber serviços de qualquer marca, as pessoas tendem a ir para a internet e verificar avaliações e aos mecanismos de busca para saber tudo sobre os recursos e avaliações.

Não importa o tamanho da sua empresa, se é um negócio local ou global, você deve manter uma boa reputação on-line.

Concentre esforços para obter boas avaliações sobre o seu negócio ou marca e também ao mesmo tempo gerencie todas as avaliações, principalmente as negativas de feedback sobre o seu negócio.

Reputações negativas são quase impossíveis de serem removidas e normalmente seu efeito é muito maior do que se pode mensurar, porque você não só perde clientes, mas seu negócio perde posições em sites de busca, quando o caso é grande e vai para manchetes essas notícias geralmente ganham a primeira página dos buscadores quando sua marca é pesquisada.

Por que o conteúdo negativo está no Google?

Infelizmente, você já deve ter visto o quão pegajosa uma notícia negativa pode ser para uma marca. Não é porque o Google tem uma vingança pessoal contra uma única pessoa ou entidade. É porque o algoritmo do Google foi construído para fornecer aos pesquisadores o melhor e mais relevante conjunto de resultados de pesquisa para consulta de um usuário. E se uma marca está administrando uma crise, esse conteúdo seria altamente relevante.

Dito isto, há algumas razões principais para o conteúdo negativo tão frequentemente chegar à primeira página.

Densidade do tópico

A densidade de tópicos descreve a porcentagem de conteúdo no índice do Google sobre uma entidade específica no que se refere a outras entidades, tópicos ou eventos. O Google priorizará artigos sobre eventos ou fatos que estão em alta na pesquisa, relaciona a pesquisa com empresas e pessoas pertinentes e disponibiliza maior quantidade de conteúdo para aquele evento.

Popularidade

Backlinks são o novo encaminhamento boca-a-boca, para o bem ou para o mal. Se sites confiáveis se conectam a uma história negativa sobre o seu negócio, isso envia um forte sinal ao Google de que é relevante e importante. Como resultado, ele pode aparecer na primeira página de seus resultados de pesquisa onde mais pessoas irão vê-lo. Por sua vez, ele ganhará mais cliques porque as pessoas tendem a clicar em manchetes negativas com mais frequência. O Google interpretará esses sinais de clique como popularidade e relevância, potencialmente empurrando o resultado ainda mais alto.

Sensibilidade ao tempo

Quando se trata de notícias, o Google adora a pontualidade. O que significa que qualquer tópico de tendência – positivo ou negativo – terá mais peso nos SERPs. É possível que essas histórias possam desaparecer quando ficarem obsoletas. No entanto, o conteúdo viral em sites confiáveis muitas vezes ganha muitos links, o que lhe dá mais poder de adesão.

Como funciona o gerenciamento de reputação online?

Há tantos equívocos circulando sobre o gerenciamento de reputação online. Por exemplo, não é SEO negativo, e as empresas não apagam magicamente resultados negativos. Isso seria hacking, e é altamente ilegal.

ORM é, na verdade, sobre a criação de um cenário de pesquisa mais equilibrado e preciso. Trata-se de contar sua história na primeira página do Google controlando mais do conteúdo que aparece lá. Vamos quebrar mais alguns equívocos sobre como funciona a gestão da reputação digital.

Empurrando para baixo os resultados de pesquisa

Quando os gerentes de reputação on-line falam sobre a fixação de resultados de pesquisa, eles geralmente usam termos como enterrar ou empurrar para baixo. Isso porque a supressão desempenha um papel fundamental para garantir que a primeira página do Google reflita com precisão sua marca pessoal e profissional. No entanto, para enterrar um resultado de pesquisa negativo que se classifica na primeira posição, você precisa levantar outros 9 URLs para empurrá-lo para fora da página. Isso é muito mais difícil do que classificar um único site na primeira posição.

Além disso, antes de conseguir empurrar para baixo quaisquer resultados negativos, você precisará criar conteúdo positivo sobre sua marca para promover. Marketing de conteúdo para ORM significa publicar e otimizar muitos artigos originais, pensativos e orientados a palavras-chave, vídeos, imagens e postagens em blogs. Também significa promover esse conteúdo através do link building para garantir que os clientes o encontrem.

Diversidade serp

O Google tende a favorecer a diversidade nos resultados de seus mecanismos de busca porque seu objetivo é fornecer o melhor conjunto de resultados para cada consulta. Como nem sempre está claro o que os pesquisadores querem, o Google serve uma gama de conteúdo para pesquisas de marca. Então, o que é uma presença on-line estabelecida e positiva para marcas? Geralmente contém uma mistura do seguinte:

  • Sites
  • Blogs
  • Avaliações positivas
  • Liderança do pensamento
  • Vídeos
  • Imagens
  • Artigos de notícias
  • Perfis sociais

Em última análise, é mais fácil suprimir resultados desfavoráveis no Google quando seu cenário de pesquisa está repleto de conteúdo bem diversificado e positivo.

Como se constrói uma boa reputação?

A melhor maneira de manter uma boa reputação é estabelecer uma presença on-line confiável e autoritária no Google, reivindicando e otimizando sites pessoais, blogs, mídias sociais e sites de revisão on-line, além de garantir backlinks de alta qualidade de sites confiáveis.

Publicado por: Elton Disner
Desenvolvedor WordPress desde 2011, apaixonado por programação, tecnologia e ciência. elton.disner.com.br