Desafios para design e desenvolvimento de sites médicos

As pessoas procuram profissionais médicos online a todo momento, em busca de especialistas, assistência médica e atendimento, por isso ter uma presença online é uma obrigação hoje em dia.

Ter um site profissional para representar sua clínica ou consultório nunca foi tão essencial, depois da pandemia do coronavírus vimos a força que a internet tem sobre nós e o quanto ela pode nos auxiliar para garantirmos presença e fortalecer nossa marca.

Neste artigo, falaremos sobre design e desenvolvimento de sites médicos e seus desafios, entenda sobre o processo de criação e desenvolvimento e o que envolve.

Tendências em sites médicos

A tecnologia moderna é uma dadiva para a humanidade, nos permite conhecer e desfrutar de conveniências nunca antes vistas; também nos possibilita viver o dobro do tempo que as pessoas fizeram apenas algumas centenas de anos atrás. A tecnologia nos trouxe melhores remédios e curas para doenças anteriormente mortais.

Infelizmente, muitos profissionais da área de saúde tem ficado para trás e não usufruindo das possibilidades da digitalização. Perdendo em possibilidades, já que quase 50% das pessoas procuram informações sobre especialistas médicos online antes de visitar uma clínica.

Seja a complexidade geral ou pela dificuldade para reconhecer os benefícios que a presença online pode trazer, a indústria médica ainda tem ficado para trás de outros ramos quando o assunto é presença online, mesmo que seja apenas para agregar valor e credibilidade ao seu negócio.

Indo além, sistemas eletrônicos como de prontuário eletrônico lentamente estão sendo adotados por hospitais e clínicas, e a telemedicina está entre as 20 principais tendência para o atendimento atualmente, mas ainda é uma possibilidade as vezes nem cogitada por muitos profissionais da saúde.

Os sistemas de prontuário eletrônico online permitem que os prestadores de cuidados de saúde mantenham registros das informações médicas dos pacientes, de forma segura e com acesso mais prático do que documentação física, com infinitas possibilidades e vantagens.

A telemedicina é um campo voltado à prestação de serviços de saúde remotamente, completo com agendamento, consultas e prescrições. Permitindo atendimento a distância, agilizando processos tanto para o paciente quanto para o profissional da saúde.

Não há realmente nenhum argumento para profissionais  de saúde não possuírem seus sites. Se você não tem uma presença online, é quase como se você não existisse.

Alguns alegam ter redes sociais,  como por exemplo uma página pessoal no Facebook, realmente ela lhe dará presença online e é significativamente importante, mas para fidelizar e criar credibilidade quando se fala em crescer um negócio, não há realmente uma razão para não ter um site, possuir apenas redes sociais pode confundir as pessoas, quanto a excelência de sua clínica, por isso ter um site médico é fundamental para agregar valor a sua marca, creditar profissionalismo e fortalecer seu negócio no meio digital.

Benefícios de ter um site médico atualizado

  1. Maior acessibilidade. Um site é mais acessível do que um call center, ele não precisa de tantos funcionários, oferece informações visuais aos pacientes e não tem filas telefônicas. Embora você ainda possa manter suas atendentes para aqueles que não usam a internet por algum motivo, um site diminuirá significativamente a carga de trabalho de seus funcionários.
  2. Sua clínica pode ser encontrada online, que é exatamente onde as pessoas pesquisam tudo nos dias de hoje. As pessoas vão conhecer seu ambiente, formas de atendimento e ter acesso a informações rápidas.
  3. Um site poderá abrir inúmeras oportunidades, as pessoas que não são seus pacientes serão capazes de encontrar facilmente sua clínica.
  4. Você pode oferecer todas as informações sobre uma clínica em um só lugar. Isso inclui informações sobre os médicos, suas credenciais, serviços que sua clínica pode fornecer, endereços e formas de agendamento.
  5. Novas oportunidades de marketing, com o site você poderá implementar campanhas, conquistar publico e tornar sua empresa mais popular e acessível.

São alguns dos principais motivos para ter um site médico, mas esses benefícios por si só seriam motivo suficiente para construir um ótimo site para sua clínica.

O que você precisa levar em consideração ao desenvolver um site de médico.

Um site é a vitrine online de sua clínica, e por isso é importante abordar o design do seu site com dedicação e cuidado. As tendências de design mudam com bastante frequência, e é recomendável revisitar e atualizar seu site regularmente. Aqui estão as informações sobre as tendências atuais no design de sites de saúde.

  • Cores brilhantes

Muitos profissionais da saúde gostam de ver cores mais neutras e acreditam que isso trará algum benefício para o usuário do site, mas a realidade não é exatamente isso, seu site precisa ser feito em suas cores corporativas para ser imediatamente associado à sua clínica. Hoje, cores mais vivas são preferidas por usuários, agregam a marca do seu negócio e são facilmente lembradas, além disso cores vivas são associadas a saúde e vida. É claro que deve ser tomado cuidado com tons e  excessos, pois o site médico precisa passar tranquilidade e segurança também.

  • Design limpo e navegação fácil

Design minimalista e limpo é uma tendência mesmo fora da saúde. O site precisa ter apenas as partes importantes em destaquem, eliminando informações redundantes, as páginas devem ter o conteúdo organizado para fácil entendimento. Você não deve considerar o site uma área para explicações técnicas, pois o site é um meio de comunicação com seu paciente e facilitar a acessibilidade é fundamental.

Com design simples e intuitivo, seus pacientes passarão menos tempo procurando o que precisam, o que melhorará a experiência e a satisfação do usuário. Com alta satisfação de quem acessa o site, os visitantes iniciantes se transformarão em pacientes regulares.

Características básicas de um site médico

Mesmo um site básico para uma clínica com apenas algumas páginas já é o suficiente para você ter marcar sua presença online e fortalecer sua marca. Aqui estão os recursos essenciais para um site de saúde:

  • Página inicial. É aqui que você apresenta sua instalação e destaca tudo o que você precisa priorizar, procedimentos mais populares, quaisquer eventos ou informações sobre seus médicos, e formas de contato.
  • Informações de contato: Forneça o número de telefone da sua instalação, endereço de e-mail e um formulário para agendamento ou contato.
  • O endereço da sua clínica e um mapa para a localização da sua clínica, facilita para as pessoas associarem localizações a sua marca.
  • Uma página apresentando seus médicos com todas as suas credenciais e experiência de trabalho. Ter uma página da equipe é uma forma de humanizar o site, enfatiza as especialidades atendidas e gerar confiança dos usuário.
  • Especialidades atendidas: é muito importante descrever as especialidades atendidas na clínica e os serviços oferecidos, por exemplo exames, tratamentos e cirurgias.
  • Pagina de blog: realizar publicações regularmente com dicas de saúde da área que você atende, também é fundamental para um site médico, você agrega valor para sua clínica, trás tráfego para o site (e possíveis clientes) e disponibiliza informações úteis para usuários e pacientes.

A importância do Blog como base de conhecimentos

As pessoas procuram um médico quando suspeitam que eles ou alguém que eles conhecem está doente. Para facilitar a busca de médicos pelos usuários, você pode criar uma base de conhecimento para as doenças que você trata. As informações postadas devem ser verdadeiras e verificadas. Pode incluir uma visão geral geral, sintomas, métodos de tratamento, e assim por diante. É melhor que as pessoas aprendam com uma fonte respeitável informada e relacionada à saúde do que com uma pessoa aleatória no Instagram, por exemplo,  que pode ou não inventar coisas.

Esta é uma informação geral para ajudá-lo a definir sua direção. Se você tiver alguma pergunta sem resposta ou precisar de informações adicionais sobre desenvolvimento de sites médicos, não deixe de entrar em contato.

Publicado por: Elton Disner
Desenvolvedor WordPress desde 2011, apaixonado por programação, tecnologia e ciência. elton.disner.com.br