Um site pode frustrar meus clientes e afetar na reputação da minha clínica?

Atualizado em 05/2022
Um site pode frustrar meus clientes e afetar na reputação da minha clínica?

Uma clínica médica é um negócio e o proprietário ou administrador deve continuamente fazê-la se destacar localmente e online. Na internet, sua clínica é percebida como uma marca, e a única maneira de estabelecer uma reputação como clínica de excelência é através de um site moderno.

Um site médico é a imagem digital da sua clínica, por isso pacientes ou potenciais clientes precisam ter boa experiência ao acessar seu negócio online, sites confusos, lentos ou com informações imprecisas vão frustrar e decepcionar o visitante, por isso é importante que seu site tenha aparência moderna, harmonia de elementos,  equilíbrio com sua identidade visual, bom conteúdo e seja rápido.

Muitos profissionais de saúde acreditam que é possível equilibrar um site modesto com trabalho nas redes sociais, porem não é bem isso que acontece, pois a rede social é o local onde você pode interagir continuamente com qualquer pessoa, ali você pode informar, colocar ideias e compartilhar, sendo ela cliente ou até mesmo um concorrente, já o site é a apresentação ou vitrine da sua empresa e pode ter propósitos e métodos diferentes para abordar e informar as pessoas que acessam ele, conhecendo melhor sua marca e habituando com o conceito da sua clínica.

Há muitos pontos que vão afetar e tornar uma visita frustrante em um site, como site lento, conteúdo inacessível, site muito básico e com pouca informação e até site muito parecido com outros. Sites muito pesados e também os que tem pouco conteúdo normalmente são vistos com preocupação pelos usuários e efetuarão imediatamente sua credibilidade. Por isso ter um site atualizado e com bom conteúdo são fatores chave para impactar positivamente na sua reputação.

 

Quais elementos um site de clínica moderno deve ter?

Para entender completamente o que separa os melhores sites médicos dos demais, você deve primeiro entender as etapas da interação digital entre um cliente em potencial e um site de uma perspectiva de negócio:

  1. Visitantes descobrem seu site: Quando os pacientes em potencial, seus clientes, devem descobrir sua clínica na internet e navegar até o seu site.
  2. Visitantes acessam e conhecem: Quando seus em pacientes em potencial acessam seu site,  conhecem seus serviços e estrutura enquanto se conectam com o visual do site, sua marca e o efeito da usabilidade que o site produzirá.
  3. Interação do usuário: Nesta etapa, os visitantes do site devem ser conduzidos a se tornarem clientes por meio de conteúdo visual e de texto atraente, mas isso só irá ocorrer se visitante o do site já tiver adquirido confiança na sua empresa.

Entendendo isso, vamos compreender os elementos e aspectos que diferenciam um site eficaz dos demais.

  1. Propósito

    Cada site deve ser criado com um objetivo e sites médicos não são exceção. É importante que essa interação do cliente com o site seja amigável, para o cliente se familiarizar com sua clínica, para que eles possam confiar e assim interagir e marcar uma consulta.

  2. Contexto

    Coloque-se no lugar de seus potenciais pacientes e tente visualizar o contexto do momento que entram em seu site que é a vitrine do seu negócio. O Conteúdo deve ser visualmente compreensível, o cliente não pode ter dificuldades para encontrar informações e acima de tudo, o site deve ter boa leitura. Muitos elementos, animações e textos exibidos desordenadamente irão confundir o visitante.

  3. Expectativas

    Site médicos devem fornecer uma solução para um problema que o visitante está enfrentando. Na maioria dos acesos o visitantes estão procurando um serviço ou informação através do blog, por isso é essencial que seu site tenha os serviços com boa descrição e também tenha um blog com conteúdo informativo.

  4. Confortar

    Lembre-se de tornar a experiência de seus visitantes confortável, facilitando a navegação. Um site lento ou com navegação excessivamente complicada frustra o visitante e causa desconforto, que eles associarão mentalmente com a instalação médica que você está oferecendo. Você não quer isso!

  5. Adaptabilidade

    Sites médicos devem ser acessíveis a partir de qualquer dispositivo, independente do tamanho da tela, por isso preste atenção na implementação de design responsivo. Além disso o acesso via celulares pode ter conexão limitada ou com menor velocidade, é imprescindível que seu site tenha bom desempenho no carregamento mobile.

 

Porque as pessoas podem se frustrar ao visitar um site médico?

  • Seus clientes devem adquirir confiança ao visitar seu site, por isso você deve ter um site com informações precisas, visual moderno e seu site precisa ser rápido. Sites médicos com visual muito complexo, lento ou com informações vagas normalmente frustram os usuários e vão descreditar seu negócio.
  • Clientes esperam que sites médicos tragam informações de saúde, ou seja, forneçam referências sobre seus problemas de saúde. Por isso um site com pouco conteúdo ou sem blog pode decepcionar seus clientes.
  • A saúde é um assunto sensível e as pessoas sentem a necessidade de conhecer  a clínica para depois depositar confiança, por isso a apresentação do site deve ser humanizada e para isso apresentar a equipe é um ponto chave.
  • Quando os visitantes acessam sites relacionados à saúde, eles já estão buscando informações ou soluções sobre um problema médico, e neste momento os usuários normalmente não têm tempo e energia para navegar em interfaces difíceis.
  • 85% da população navega pela internet diariamente usando smartphones e tablets, por isso não vai adiantar um investimento grande em uma interface visual no seu site, porque no mobile você precisará simplificar, invista em soluções com maior importância como a velocidade do site e conteúdo.
  • Site médico com visual básico e modesto, se seu site é assim você deve se preocupar, pois precisa existir um equilíbrio para não desapontar seu cliente em potencial, o site médico não deve ter um visual muito complexo e confuso, mas ao mesmo tempo possuir um site muito simples não dará nenhum destaque a sua marca. Ter um site com equilíbrio de cores, boa leitura e com ótima velocidade certamente fornecerá uma boa impressão e credibilidade para sua empresa.

 

Conclusão

Conquistar credibilidade, confiança e ter uma boa reputação são necessários para uma empresa obter sucesso, isso é um processo demorado e é necessário dedicação e investimento, mas para começar a perder credibilidade é fácil, coisas pequenas podem influenciar como ligações não atendidas e ignorar seguidores, possuir um site ruim ou atendimento telefônico ineficiente, por exemplo, são fatores que vão minando o caminho e frustrando seus clientes. Você deve se atentar para que isso não ocorra, mantendo seus canais atualizados e seguindo as tendências de modernidade para conquistar mais influencia de mercado e clientes.

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Publicado por:
Desenvolvedor apaixonado por programação, tecnologia e ciência. Comecei a estudar programação no final da era MS-DOS trabalhei com dBASE III e COBOL Orientado a Objetos, isso antes da interface gráfica e do mouse que conhecemos hoje!